quarta-feira, novembro 15, 2006

Metrosexual..



Não, não são homens com o fetiche de “o fazerem” no metropolitano..

Não, também não são “Motumbos”, com 1 metro “dele”..

Já sei.. estão a pensar.. olha-me este.. a uma altura destas é que vem perguntar se sabemos o que é um metro sexual.. anda mesmo desactualizado.. toda a gente sabe o que é.. (se ficaram intrigados por saber o que pensam, bem.. posso dizer-vos que recorri à minha bola de cristal.. um dia explico..)

Pois é.. isso pensam vocês.. segundo andei a investigar uma pequena maioria (gosto desta expressão.. hehe) das opiniões está errada, tendo em conta o conceito estabelecido ( por quem? Sei lá.. hehe pelos sociólogos talvez.. A sério ao que consegui apurar foi um tal de
Mark Simpson que inventou esta Buzzword ) pois pelo que me parece continuam a ser dominados pelos preconceitos..

A ver:
*
Chota o Terrível - “…o metrosexual é apenas uma desculpa que os homens com sérias dúvidas de personalidade e de sexualidade usam, para não se sentirem excluidos/rejeitados da nossa sociedade ainda um pouco conservadora! (ainda bem que é assim) “
*
Canzoada“É uma merda nova que segundo dizem está na moda, é um novo tipo de homens que não são suficientemente machos para serem homens nem suficientemente maricas para serem gays.”
*
Morangos com canela - “Diz-se de alguém do sexo masculino que cuida da sua aparência. Ok de uma forma levada ao extremo, direi eu. Afinal se é agradável estar a jantar com um homem que tenha as unhas cortadas em vez de roídas, já não será (digo eu), tão agradável, ir jantar com um homem que rapa os pelos do corpo todo.”


Felizmente não somos tomos iguais e nem todos pensam da mesma forma.. existem pessoas com a mentalidade mais aberta e a quem os preconceitos não toldam de todo as vistas.. Por exemplo
Sex o Phylia“Afinal e a bem de uma requalificação do facto de se ser e saber estar como um homem neste novo milénio já há muitos que deixam de lado a brutalidade do “macho latino” (Porco, feio e mau) para uma mais actual e inteligente atitude Metrosexual...”


Pois é.. As opiniões são variadas.. Por essa mesma razão este meu post.. Quero pedir a vossa opinião sobre o assunto.. Para vos ajudar tenho algumas perguntinhas às quais gostaria que respondessem:

1- Conhecem algum metrosexual?
2- Acham que tem a ver de alguma forma com a orientação sexual?
3- Não será uma espécie de narcisismo sofisticado?
4- O que acham da depilação masculina? Peito, pernas, virilhas e zona púbica?
5- Um metrosexual pode ser um marido e pai exemplares?
6- Porque são tão criticados e por quem o são?


Bem não seria justo se eu não respondesse ao mini-inquérito certo?
Pois.. mas quem vos disse que a vida era justa? He he.. Ok ok.. eu respondo..

1- Sim, conheço.. vários.. e eu próprio considero-me um, porém em pequena escala (refiro-me ao tempo e dinheiro gastos..), pois não perco horas no W.C. (só muito raramente..).

2- Sinceramente, acho que não.. falo por mim (estou muito bem orientado.. hehe) e pelos que conheço, pois existem metrosexuais que também são homosexuais.. gostar de fazer desporto, de cuidar do corpo e manter uma vida social activa não tem nada a haver com o facto de gostar de mulheres ou de homens.. ou dos dois.. ;)

3- Na minha humilde opinião é.. mas desde que seja q.b. pode ser até muito positivo, pois “se eu não gostar de mim quem gostará?”.. é como tudo na vida.. os exageros são sempre.. ahhh.. um exagero! ;)

4- Tenho uma mentalidade muito aberta e tento não ser dominado pelos preconceitos que a sociedade me impõe.. contudo nem sempre é fácil.. por vezes tenho opiniões contraditórias por essa mesma razão.. é a minha razão a lutar contra o que sinto.. Quanto à depilação devo admitir que me fazia alguma confusão ver um homem depilar-se (preconceito puro..) contudo, hoje em dia, é pra mim quase normal.. penso também que é mto importante as pessoas sentirem-se bem.. se não gostam de pêlos que façam a depilação.. eu por exemplo, gosto da minha imagem com 2 dias de barba.. gosto também dos meus pêlos das pernas.. (são loirinhos.. hehe) pessoalmente não gosto de ver uma perna de ciclista, mas ainda bem que não gostamos todos do mesmo né? Já agora quanto à depilação púbica.. tenho perguntado a algumas amigas se preferem um homem com ou sem pêlos e as respostas têm sido muito diversas.. Por isso pra mim, no meio é que está a virtude.. hehe ;)

5- Claro que sim, desde que, como já o referi, não se entre em exageros.. pois se se passar demasiadas horas no ginásio e em institutos de beleza.. o dia só tem 24 horas.. e não dá pra tudo.. é uma questão de organização e gestão do tempo e de prioridades..

6- Quanto a mim é pelo preconceito e por inveja.. quem é que não queria ter o estilo de vida do David Beckham? Além de ciúmes claro.. ;)



Estás com dúvidas??
;)



9 comentários:

Unknown disse...

Em dia em que o msn está do contra, o e-mail está bloqueado, o servidor mudou de ares... e a pima está cheia de frio... disponho-me a comentar este post tão interessante...

1- Hummm... o mano da Je... mas é daquele tipo de homens que nem 8, nem 80... pra ele, é o meio termo...embora, seja capaz de passar horas (literalmente, horas) na casa de banho a arranjar-se (o que é a chatice da coisa)!! LOL
2- De maneira nenhuma... cada um é como é... e antes de mais, devemos sentir-nos bem com nós mesmos... a forma como nos cuidamos e como nos vemos depende unicamente de nós...
3- Não o entendo como narcisismo, mas como forma de cuidar do nosso amor-próprio...
4- Depilação masculina?!Lá está, é algo que não me influencia... se um homem se sente bem depilado, será um homem mais feliz... e isso é o que importa!!
5- Não duvido que sim... tal como qualquer outro...
6- São criticados por pessoas que têm uma "mente fechada herméticamente" e que não conseguem entender as mudanças como algo positivo!!

Bem... o msn continua na mesma, o e-mail e o servidor, então, nem se fala... eu continuo com frio... mas na boa!!! LOL

Gostei do post... o tema é muito interessante, embora a pima não ligue muito a isto, porque pra mim, homem é homem e prontus... LOL

Bruno Moutinho disse...

Antes de mais, devo elogiar-te pelo teu post. Respondo, então, ao teu questionário:
1. Sim, conheço alguns metrossexuais (homossexuais e heteros).
2. Penso que não tem nada a ver com a orientação sexual de cada um. Que mal tem, nos das que correm, o homem querer cuidar mais de si? Sentirmo-nos bem connosco próprios não tem nada a ver com o facto de gostar de homens, mulheres ou ambos.
3. Pode ser sim, uma espécie de narcisismo, isto é, quando o conceito de metrossexual passa para algo exagerado de contemplação do seu proprio corpo, horas e horas, em frente a um espelho. "Nem tanto ao mar nem tanto à terra", há limites para a maluqueira. Mas cada um sabe de si e quem sou eu para julgar quem quer que seja.
4. Concordo com a depilação masculina, quer dizer, no meio, virilhas e zona púbica. Penso que nas pernas já é um pouco exagerado. Eu, pessoalmente, não me depilo. Não tenho tempo, mas, felizmente, também não tenho muitos pelos (talvez seja da idade). Só costumo tirar uns pelos irritantes da barriga na época balneária pois não gosto de os ver ali.
5. Isso do marido e pai exemplar tem muito que se lhe diga. São coisas que não têm muito a ver com o facto de cuidar do corpo.
6. São criticados pela sociedade mais fechada, a mesma que critica os homossexuais ou os bissexuais- Ainda temos um pouco do conceito que homem quer-se e macho, viril, com pelos no peito, que cuspa para o xão e que seja um garanhão sem qualquer sentido de classe (só de pensar fiquei enjoado).

Bom, penso que cada um é como é, como se sentir melhor e, de resto, ninguém tem nada a ver com isso.

Nucha Athayde disse...

Respondendo ao teu questoinario:

1-Conheço muitos metrosexuais, em geral, quase todos de sexo masculino, que conheço, o são.
2-Eu acredito que não tem nada a haver. Acho que é uma forma de catalogar os homens dos nossos dias, que cuidam da imagem e não só.Creio que é uma forma de estar na vida, uma forma, que ainda não é muito bem aceite socialmente, apesar de que a grande maoiria da nossa geração, aderiu à metrosexualidade.
3-"Narcisismo sofisticado" ? Não vejo a metrosexualidade como tal...se assim fosse, que nome dariam se ás mulheres?As mulheres, dita a história, sempre foram, de certa forma, obrigadas a cuidarem da imagem, se não era descriminadas e posta de parte pela sociedade e pelo sexo masculino.Isto já vem desde sempre, já vem de um conceito com séculos.
Se há quem considere a metrosexualidade uma forma de narcicismo, então as mulheres também o fazem!
Para mim a metrosexualidade é uma forma do sexo masculino marcar a diferença, de se sentirem bem com eles proprios e também uma forma de "chamar" a atenção do sexo oposto (lol) pois o " mundo " é feito de constantes competições!
4-Eu pessoalmente prefiro um homem com pelos, é sinal de masculinidade...adoro pelos no peito, não em demasia, o suficiente ;) mas por exemplo, na zona baixo ventre, na zona púbica, gosto de ver e "sentir" sem pelos...acho que além de ser mais higienico, é mais sensual á vista ehehehehe
Em relação á depilação masculina no geral, cada um faz aquilo com que se sente melhor, não condeno ninguém que o faça, é uma questão de gosto pessoal!
Mas por exemplo, já imaginaram uma mulher que não faça a depilação de todo, que nunca faça a depilação?Já imaginaram? Para uma mulher, não fazer a depilação, é anti-estético.E para os homens, porque também não o pode ser?
5-Claro que sim, claro que os metrosexuais podem ser maridos e pais exemplares.Lá por serem "metro" não quer dizer que não tenham senso comum em relação a isso. não deixam de ser homens, de ter esses conceitos. Aliás, quem garante que até não são mais tolerantes e mais atenciosos como pais e maridos?
6- Os "metro" são criticados porque actualmente é uma forma de catalogar o sexo masculino não muito aceite, nem mesmo por muitos deles.
Criticar a metrosexualidade é uma forma de preconceito da nossa sociedade. E de uma forma geral esta critica vem de pessoas que tem muitos preconceitos e tabus, dos tidos cujos machistas, de quem teve educação extremamente tradicional...etc
Ainda há muita boa gente que não tem a mente aberta para estes novos conceitos e formas de estar na vida...tudo o que foge do dito "normal" de homem e mulher, faz-lhes confusão.

Bem, ao longo das minhas respostas acho que consegui deixar claro a minha opinião sobre isto.
A metrosexualidade nao tem mal nenhum.É mais uma forma de estar na vida!

Stella disse...

ai tanta pergunta :p mas eu respondo de boa vontade...

1-sim, conheço, vários!
2-Nao acho, de maneira alguma que a metrosexualidade tenha a ver com a orientaçao sexual, alias, há muitos homosexuais muito desarranjados :), acho sim que tem a ver com as necessidades que a sociedade em que estamos inseridos 'exige'. (Acredita que nas tribos do deserto da Namíbia nao vês metrosexuais)
3- nao acho de maneira nenhuma que seja narcisismo, é uma preocupaçao que tem evoluido ao longo dos tempos, que so agora esta a chegar com mais impacto a Portugal, já nao é muito agradavel, ver um homem com um bigode a roçar a dentuça com uma barriga proeminente...Mas é,como ja disse a sociedade q permite esta evoluçao.
4-a favor, mas acho q é uma escolha de cada um, nao é de maneira nenhuma desprestegiante e nao so os gays a fazem, é uma questão estetica, por vezes, necessária e higiénica... mas cada qual é q sabe!
5-sim claro. tudo com peso e medida,claro! Se for um viciado na necessidade d se sentir bonito, dificilmente vai ter tempo para pensar nos outros, aki pode chamar-se narcisismo, mas um metrosexual mediano :D,claro q sim!
6- sao criticados?! eheh pois sao... mas isso vai passar com o tempo, sao criticados pelos tais homens d pança e bigode, os chamados homens à antiga. Mas de certeza q as esposas nao deixam passar despercebido um belo homem enfatiado, cheiroso e com bom aspecto...ninguem fica indiferente! :)

Pronto. tenho dito!

bj***

Pierrot disse...

Ora aí está um post educativo para quem não conhece essa nova realidade.
Bem apanhado
Abraço
Eugénio

Anónimo disse...

Huummm... very interesting post, eheh ;)
E posso dizer que é para mim um assunto sobre o qual acho que ainda existem alguns preconceitos infundados... é ainda a persistente mentalidadezinha tacanha do "portuga", mas isto com o tempo vai lá, tenho essa esperança, eheh...
Respondendo ao mini-questionário, aqui fica o meu registo... ;)
1-Sim... conheço alguns, e uns até há bastante tempo!

2-Nada disso, a orientação sexual não pode sequer ser linearmente relacionada com o culto pelo corpo e a estética... É verdade que os homosexuais têm em geral um cuidado pela imagem que lhes é característico, mas não é por isso que qualquer homem que tenha gosto em conseguir uma imagem da qual se orgulhe, que fará dele automaticamente um homosexual...aqui entra a tal mentalidadezinha que referi antes...;)

3-Não me parece que seja... do meu ponto de vista é mais uma das evoluções/mudanças que vão surgindo com ostempos... se as mulheres se cuidam e têm prazer nisso, porque não hão-de os homens começar a ter/sentir os mesmos tipos de prazer... afinal somos todos humanos e se não nos apreciarmos, dificilmente alguém o fará por nós...
Da mesma forma que as mulheres ao longo dos tempos têm adoptado actividades mais associadas aos homens, os homens podem perfeitamente fazer o mesmo... :)

4-O que todos queremos é sentirmo-nos bem connosco próprios, e se para isso, se para elevar a auto-estima e ganhar segurança, os homens sentem necessidade de se depilar, então rapazitos... acabem com os pêlos, bora lá sentir bem, eheh... E eu adoro fazer depilação e aquela sensação boa que fica depois... eles que a sintam também!!:)
Não sou nada contra qq tipo de depilação que eles façam, seja onde for... até acho bastante agradável... sentir o maciocinho da pele... é tão bom

5-Pode ser filho, pai, marido, avô, tio... e tudo mais, exemplares... é que não tem nada a ver... Um homem mais feliz e com elevada auto-estima terá sempre maior probabilidade de ser um pai e marido exemplares que um outro cheio de frustações, mas para manter a sua masculinidade, se absteve de ter determinados cuidados consigo!!

6-São por tantas e variadas razões!!
Por arrogância alheia, por dor de cotovelo de quem não consegue ser assim, por despeito de quem está mal com a própria vida e não vive bem com a felicidade dos outros... enfim...só posso dizer que cada um (homens e mulheres) deve tentar procurar a SUA felicidade em si, na sua vida, nas suas vivências, e lutar e fazer por isso, é triste ver pessoas que baseiam a sua felicidade na constatação da infeliciade alheia, é mesmo muito triste... é caso para dizer: "Arranjem vida própria"...
Por isso meus caros metrosexuais, continuem a fazer o que sentem necessidade de fazer, se isso os faz sentir melhor e vos transforma em melhores pessoas, então só posso ficar feliz por vocês... :)

Elisheba disse...

Não sei se conheço algum...penso que nao!

Vou resumir: acho que é uma "desorientção existencial"...

...mas quem sou eu??Nao sou psicologa nem antropóloga...é uma opinião.

Xanusca disse...

1- Conheço de todos os tipos e metrosexuais é o que mais há.
2- Não
3- Sim
4- Gosto de homens sem pêlos que qualquer espécie!! Mas não rapados. Arrancados de vez. Custa muito, amigos? Temos pena!
5- Claro que sim!
6- Sºao criticados por gente atrasadinha e ignorante (reprimidos)

metrosexual disse...

Great @xanusca