sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O meu melhor amigo..





Quem é o teu melhor amigo?
Vá não podes pensar.. O simples facto de teres de pensar já é pra mim uma resposta.. ;)

Bem, se calhar é melhor começar antes (o que já não é possível, além do que me parece ser um pleonasmo.. sim um pleonasmo, a tal figura de estilo que alguns com muito pouco estilo empregam de vez em quando, em casos como: “.. e despois a gente subiu pra cima..”) por definir o que é pra ti o “melhor amigo”..

Diz-me o que é que um “melhor amigo” tem de ser, ter, fazer ou antes pelo contrário..?
Alguns respondem-me : - “Alguém a quem possas telefonar às quatro da matina..” – e eu pergunto: “A recepcionista do Hospital conta ?!?” J
- Outros dizem “Alguém em quem possas confiar o teu carro, a tua casa..” – e eu pergunto: “O sr Zé e a dona Alzira contam?!? O mecânico e sra das limpezas respectivamente..“

Há pouco tempo discuti (no msn.. e calorosamente como é costume entre nós..) com a minha querida amiga (e prima dos Blogs..) Lúcia este assunto e desabafei com ela que o “melhor amigo” foi sempre uma coisa que desejei desde que me lembro de saber o que é um amigo.. Felizmente tenho alguns bons amigos, e alguns (muito muito poucos.. mas asa coisas raras são mesmo assim.. raras.. e valem mais também por isso mesmo, certo??) mesmo muito bons, daqueles a quem não é preciso dizer que gostamos deles, pois eles sabem-no.. daqueles que não precisamos de ligar só por ligar com medo que nos esqueçam, pois eles jamais nos esquecerão.. enfim considero-me um rapaz (giro e simpático.. hehe e também convencido.. hehe) com sorte neste aspecto, pois o caminho(s) que escolhi (e que vou escolhendo..) tem-me proporcionado cruzar-me com pessoas espectaculares..

Entrar na minha vida qualquer um o pode fazer.. uns entram e saiem quase sem deixar rasto.. outros entram ficam e partem deixando (e levando..) algo (valioso ou não..) e existem outros que entram para nunca mais sair.. esses são poucos mas muito muito valiosos..

Ai ai.. hoje estou inspirado.. começo para aqui a “falar” e perco-me nos meus devaneios.. sinto que podia escrever o resto do dia..

Bem como dizia (antes de me interromper a mim próprio.. cá está mais um boneco cheio de estilo.. hehe), a Lu disse-me em relação a este assunto coisas muito interessantes e depois de partilhar comigo um episódio lindo (e triste ao mesmo tempo) rematou com uma frase que acho ser digna de figurar neste meu Post: “os melhores amigos são aqueles que temos... mas, muitas vezes, só nos damos conta de que foram os melhores quando os perdemos...”. Concordo plenamente, e apesar de não ser uma ideia muito original e de se aplicar a tantas outras coisas parece-me que a maioria do tempo esquecemo-nos dela..

Pois é.. isto era suposto ser um comentário acerca do filme que fui ver ontem: “Mon meilleur ami” que em português se traduz como : “10 dias pra encontrar um melhor amigo” .. enfim.. :S

Começo por vos dizer que o filme estreou ontem em Portugal e que a única sala em toda a grande Lisboa que tinha o filme em exibição teve, na sessão mais concorrida (a das 22:00) uma audiência que revela muito do gosto cinéfilo dos portugas.. 4! 4 espectadores! Comigo e com a minha querida amiga Isabel já incluídos.. Realmente eu devo ser mesmo muito esquisito.. hehe

Quanto ao filme (aleluia!) digo-vos pouca coisa (pois o post já vai longo..) adorei Daniel Auteuil (actor que participou também em “Après vous... “ filme que também gostei bastante e que me divertiu imenso..) é realmente um grande actor..
O filme não tem uma banda sonora nada de especial (apesar de ter gostado..), a imagem e fotografia também nao são das melhores (adorei a fotografia da última cena..), ou seja, no geral é um filme simples..
Talvez por isso tenha gostado tanto.. é um filme “leve” mas cheio de sentido e significado.. com uma mensagem linda e muito profunda..


OBS: Um filme simples que deve ser visto por pessoas simples.. Um filme leve que nos deixa bem dispostos e nos faz sair do cinema com vontade de ligar aos amigos e combinar uma jantarada..
Nota (0-10) : 8.5 (Era pra dar 9.0 mas falta-lhe uns positos importantes pra mim.. essencialmente fotografia e música..)

8 comentários:

Unknown disse...

Hummmmm... vou ter que voltar a utilizar cábulas para conseguir comentar um post teu... isto, entre nós, é sempre complicado, seja no msn, seja nos blogs... temos sempre tanta coisa pra dizer que, às vezes, as palavras não chegam... vale o facto de conseguirmos interpretar os silêncios!!!

Anyway... já se sabe que eu não deixo passar estas coisas em branco... chata como sou, isso é impossível... vamos lá comentar, então!! LOLOL

Quem é o meu melhor amigo?
Questão pertinente que já discutimos, aliás, que eu já discuti contigo, pois aquilo mais parecia um "monólogo" do que uma conversa... tenho alguns amigos, não muitos (sou muito selectiva - just kidding)... tenho muitos, muitos colegas, (pseudo)conhecidos e afins...
Amigos, amigos mesmo... uns poucos, realmente... não vou definir porque o são, que fizeram para o ser, que têm de especial/particular... as pessoas tocam-nos e pronto... o resto é demagogia...
Ok... neste ponto, estás a pensar que eu não disse quem é o meu melhor amigo... pois bem, o meu melhor amigo é aquele que, mesmo ausente, está sempre presente!! ...........

Next point... as nossas "calorosas" discussões, conversas, reflexões, dissertações, monólogos, silêncios, e coisas por "classificar" no msn... pois é... tás feito!! Das duas uma, ou me bloqueias ou estás condenado a aturar-me!!Tou viciada......!!!

Quanto à frase que a Je disse... foi uma lição que aprendi da pior forma, "à bruta"... mas entendo que essa lição foi um último presente que aquele amigo, aquele melhor amigo me deixou quando partiu... essa pessoa será sempre um melhor amigo...porque me marcou, porque me deixou muita coisa... porque as lágrimas que muitas vezes lhe vi e "limpei", e os sorrisos com que poucas vezes me priveligiou, estão gravados em mim como se fossem tesouros sem preço, intemporais!!

Quanto ao filme... mais um prá lista!!
Ah... e... Argh prá tradução do titulo!! LOLOLOL

Bruno Moutinho disse...

Os amigos são muito importantes e, nos dias de hoje, é dificil encontram bons amigos, verdadeiros. Infelizmente, "melhores amigos", tenho muito poucos. Uma mão chega e sobram alguns dedos. Depois temos aqueles amigos, ou conhecidos, que o são porque estamos com eles todos os dias, no trabalho ou no liceu.
Já tive grandes amigos no passado, mas com o tempo fomos nos afastando até raramente falar-mos. Sinto saudades dos bons velhos tempos. Apesar de já não os ver ha muito tempo, acredito que ainda tenho uma grande confiança para com eles.

Quando ao filme, não conheço. Tenho andado muito desligado do mundo cinematográfico uma vez que o tempo é mesmo muito escaço. Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não deixa oportunidade para fazer muito mais.

Gostei imenso do teu post, deu que pensar e queria escrever mais sobre o assunto, mas sinto-me um pouco vazio por sentir falta de grandes e verdadeiras amizades...

Um abraço.

Anónimo disse...

Amigos... não precisas de muitos. Bastam poucos mas bons, como eu costumo dizer (pq os restantes sao colegas de borgas ou coisas do género). Realmente é viciante falar ctg no msn (lembro-me da minha passagem por Tomar! eheheh). Hoje pouco posso comentar. Já atrasei demasiado o estudo (leia-se: ainda não pequei nas cópias) e o exame é já amanhã! Jinhos lindinho... e um dia vou querer saber que tipo de amiga me consideras... um dia...

GrandesMares disse...

Melhores amigos posso dizer que os tenho.E quem nao os tem?
Podem ser poucos mas bons.Acho que na vida é muito importante ter amigos,pois sao esses que tao presentes em qualquer altura e a qualquer hora.
Esse filme deve ser interessante.
beijao

Anónimo disse...

Definir amigos... definir melhores amigos... assunto complicado!! Bem, para começar, na minha opinião, a suposta definição (se é que existe realmente..) varia de pessoa para pessoa, e depende do tipo de relações que essa pessoa mantém/procura...

Para mim melhor amigo... Só de falar no assunto, uns nomes "flasham-me" no pensamento, e cada um por motivos diferentes... mas no fundo, entre todos há um sentimento comum, e penso que é aí que reside a grande diferença para os amigos, colegas e conhecidos...
Um sentimento puro, serenidade, um sorriso que se rasga só de os lembrar, uma saudade saudável, uma lágrima que cai por felicidade partilhada ou tristeza sentida... o estarem lá, mesmo a 400mil Km de distância... é o nos procurarem só para nos verem e se matarem saudades até das parvoíces, eheh...
É no fundo quem nós "procuramos" para o bem e para o mal, e quem sentimos que nos "procura" também... é um desejo de abraçar e dizer, "Adoro-vos"!! ;)

Quanto ao filme, concordo com a parte menos positiva, realmente a banda sonora é fraquita, chegando mesmo a passar despercebida... a foto final é mesmo a melhor, mas pelo meio, o ar "acinzentado" está de acordo com o desenrolar da história... o "sol" do fim é a prova de que "e viveram felizes para sempre"!!;)
Gostei bastante do filme.. como disseste é mesmo simples, e do simples e básico conseguiu-se transmitir uma mensagem tão importante e que tanta gente "esquece"!!

Se existe alguma coisa da qual me orgulho nesta minha passagem.. são os bons amigos que tenho, que encontrei, que mantive, que guardei em mim... e a minha memória quase os consegue "reconstituir" ao pormenor.. chego a senti-los pertinho.. sabe bem esta sensação!!

Beijos.. por termos sido 50% da assistência... mas valemos por 100%!! ;)

Paula NoGuerra disse...

Olho lindo,
Sou da opinião que a amizade resume-se em lealdade, confiança e amor...incondicional...
Numa amizade aceita-se a outra pessoa como ela é...
As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples facto de se existir entre eles o verdadeiro amor...
Acima de tudo temos de ser melhores amigos de nós proprios para conseguirmos ser melhores pessoas para os outros. Assim se diz que para gostarmos de alguém temos de gostar primeiro de nós mesmos, certo? Amor e amizade andam de mão dada e uma não existe sem a outra...
Poderemos estar rodeados de BONS amigos e não melhores amigos...

Queres ser meu AMIGO?
kusjes (beijos em holandês...)*****

Paula NoGuerra disse...

IUUUU...
Continuas sem escrever nada... estás bem???
Bjs****

Lidia Guedes disse...

Ai os melhores amigos... tanto se pode dizer. O melhor amigo é aquele que vem ao msn dizer que tem muitas saudades de estar comigo e dos momentos que passamos juntos, é aquele que me liga às 19h e fica até às 5h a debater filosofias existenciais, é aquele que me diz "lidia és linda" depois de eu ter tido uma crise de lágrimas por estar tão magra e pálida (lol). É aquele que me empresta o ombro para chorar, que me abraça com força quando estou doente e frágil. o melhor amigo é aquele que me ama com todos os meus defeitos e qualidades, para sempre! E eu sou viciada neles, nos melhores amigos que a vida me deu e vai continuando a dar;) Bjooooo*