quinta-feira, outubro 26, 2006

Expectativas...



..são tal e qual como as mulheres.. não posso viver com elas e muito menos sem elas..

Bem, isto não é bem verdade, pois consigo viver sem elas, só que sinto a sua falta.. (afinal de contas quem é que me fazia a comidinha.. passava a roupa.. and so on.. lolol tou a brincar.. ou não.. hehe) e também consigo viver com elas, pelo menos durante algum tempo.. ;)

Voltando às expectativas.. sou sonhador por natureza e como tal, penso muito (talvez em demasia..) em tudo, no passado, no futuro, não no presente pois esse é como a pescada mas ao contrário.. hehe

Ora, como penso muito crio inevitavelmente expectativas em relação ao meu futuro.. mais ou menos elevadas.. o que ao longo da minha vida se tem traduzido por desilusões mais ou menos significativas respectivamente..

Podemos mudar aspectos em nós se sentirmos necessidade disso.. se acharmos que determinado comportamento nos trás sofrimento (e caso não sejamos masoquistas..) podemos fazer um esforço para nos transformarmos.. eu tento fazê-lo.. ao longo da minha vida tenho tentado melhorar como ser humano.. não para o bem dos outros, mas sim para o meu bem estar, pois se eu não estiver bem comigo nunca conseguirei ser uma pessoa cativante para os outros..

Hoje tenho a percepção que nunca serei tão bom como desejo, como almejo, mas sinto que o facto de não saber quão perto desse meu Super-Eu vou chegar me dá forças pra continuar nessa busca infinita.. e sinto-me feliz com isso.. pois tenho a consciência que tal como a felicidade a perfeição para mim estará sempre em cada curva que faço no caminho para alcança-la..

Bem.. isto hoje está mesmo profundo.. pareço mesmo um filósofo hein? E juro que ainda não bebi Vodka com limão.. :)

Amigos, gostava de vos pedir pra me darem a vossa opinião sobre o seguinte:

..sempre me disseram que deveria tentar viver sem expectativas, pois a vida só é previsível na sua “imprevisibilidade”.. e como nunca nada é como sonhamos (pode ser até mais bonito.. mas será necessariamente diferente, e quanto mais detalhado e minucioso for esse sonho maior será essa diferença..) se acreditarmos que esses sonhos (forma poética para designar expectativas..) se vão realizar o mais certo será vivermos frustrados e desiludidos..
..posso concordar com o que me aconselham, mas como cada um tem o seu caminho e o melhor para um não é necessariamente o melhor para todos, vivo consoante a filosofia em que acredito e na qual me sinto bem..
Em suma, nunca serei capaz (nem quero ser) de viver sem expectativas.. o que almejo é adquirir sabedoria para saber lidar com os revezes da vida.. e em saber viver com elas de uma forma saudável.. :)


Não tenho problemas em sonhar em construir castelos nas nuvens.. desde que não chegue a casa e comece a fazer as malas.. hehe

Sabem.. sinto que estou no caminho certo.. :D , contudo estou ciente de que esta forma (apaixonada) de viver a vida me fará sempre sofrer mais.. (ou estar mais propenso a..) e isso não me preocupa, pois como diria a minha “amiga” Mafaldinha : “nesse lugar mais dentro onde só chega quem não tem medo de naufragar..”


A propósito uma frase (adoro estas frases..) engraçada sobre isto: " O neurótico constrói um castelo no ar. O psicótico mora nele. O psiquiatra cobra o aluguel.“ - (Jerome Lawrence)

Desculpem a extensão deste texto.. se não tivesse que trabalhar poderia ficar aqui a escrever o dia todo.. hoje é um daqueles dias..
Agradeço-vos a atenção e tempo dedicados a ler-me.. Obrigado..

Tenham uma SEXTA-FEIRA MUITO LINDA E UM FIM DE SEMANA AZULIIIIIIIIIIIII

13 comentários:

elisheba disse...

Ai sobrinho...então nao se deve sonhar???"O sonho comanda a vida" e naõ e frase feita!Homem/Mulher que nao sonha nao constroi, é vazio!!E sabes que as nossas grandesambições, quando muito desejadas pelo nosso coração, e tendo uma visão nas nossa mente, torna-se realidade.Nós ´é que nao tiramos partido das nossas capacidade/faculdades enquanto seres-humanos.fomos criados a pensar que SOMOS GALINHAS QUANDO NA REALIDADE SOMOS ÁGUIAS!!!

Pensa nisso e NUNCA DEIXES DE SONHAR E PROJECTAR NA TUA MENTE A TUA VISÃO!!!

beijocas

Visi disse...

Nem de propósito:

O CITADOR hoje diz:

"NADA DE GRANDE SE FAZ SEM SONHO"

Palavras sábias-Renan,Ernest

elisheba disse...

Respondi-te!!

Tens paciência para ler os posts todos??:D

LuciaLourenço disse...

No dia em que pararmos de sonhar... estamos mortos... a nossa alma deixou de ter vida!!

Quem sonha sofre mais... talvez... mas deve ser por isso que o sonhador é aquele que melhor sabe valorizar o que tem!!

Primo, NUNCA deixes de sonhar... seja com castelos nas nuvens ou com uma casinha perdida num sitio insignificante!!!

SONHA, SONHA muito e espero que os teus SONHOS SE REALIZEM!!!

algevo disse...

Olá...venho todos os dias visitar-te e apreciar a tua escrita. E hoje, nem de propóstio acordámos ambos com o mesmo sentimento.
O sonho? Realmente é facil dizer que é melhor viver sem expectativas, vivendo a imprevisibilidade própria da vida.
Mas alguém acredita que exista realmente uma pessoa que seja que consiga viver o dia a dia sem fazer premissas para o futuro? Nem que seja pensar no que vai vestir ou comer amanhã?
Realmente o sonho comanda a vida. Já alguém to disse aqui. E tem toda a razão. As nossas expectativas, sonhos, qq coisa não são completamente compatíveis com o viver todos os dias e com os revezes da vida, com o andar para trás, com o recuar, com a vida no seu esplendor.
Mas qq pequenissima vitória que tenhas, nos sonhos que sonhaste e realizas-te... mesmo que o sonho já tenha sido diferente...
Não existe Humanidade sem sonho.
Não existimos sem sonho.
É a vontade de amanhã ser melhor, logo, sonhar que poderemos ser mais felizes, que nos faz ir sempre mais além.

E de cada vez que submergires num nauf´ragio, acredita, que por teres a capacidade de sonhar... voltarás a vir à tona.

É assim que eu vejo. É assim que sinto.

Beijo e fds fantástico também pr ti.

I.

Ruby Sackville-Baggins disse...

Tive um amigo que andou comigo na escola. Ela cabeça no ar, sempre com um sorriso lindo nos lábios, sempre a preparar alguma asneira e com aquelas gargalhadas incríveis.
Acabou por ir tirar um curso de Serralheiro. Lol. Sério
Mas uma coisa que não me esqueço era algo que ele dizia sempre quando começavamos a implicar com ele por causa das suas diabruras.

"O importante é ser feliz"

Seja de que maneira for, só convém não prejudicar ninguém.

Beijinho e bom fim de semana

luis valadas disse...

Vim só aqui desejar um bom fim de semana com muita animação e muitos copos:)

Bruno Moutinho disse...

Cada um tem a sua uma forma diferente de saber estar consigo próprio e com o mundo que o rodeia. Eu penso que, em determinadas situações, é bom não criar grandes expectativas ou não pensar muito no assunto, ou seja, deixar que aconteça e, mediante o resultado, tomar decisões. Por outro lado sei que é bom sonhar. Sonhar é bom (quando não em demasia). Ter sonhos faz com que nos empenhemos na concretização dos mesmos, obrigando-nos a lutar por eles. Para mim sonhar é vital. Quando digo sonhar não me refiro apenas a expectativas, a desejos, também me refiro à pura fantasia de um sonho. Utilizar os sonhos como forma de retiro para reflexão e paz interior.
Para todos os efeitos, sejam quais forem as opiniões, não nos podemos esquecer do essêncial: SER FELIZ. A felicidade é relativa e muito instável. Cada um é feliz à sua maneira. Desde que essa busca pela felicidade e pela paz interior não passe pelo espezinhamento do próximo estamos todos bem.
Acho que somos seres em permanente evolução e descoberta. Devemos tentar aprender mais sobre nós próprios e sobre aquilo que nos rodeia. A psicologia individual é muito densa...
Bom, mas quem sou eu para falar sobre estes assuntos ;) Acho que deves seguir o que sentes, pois só tu te conheces, pelo menos melhor que ninguém.

Relativamente ao primeiro parágrafo: Não são precisas mulheres para fazer a comida e passar a roupa...

Bom fim de semana e diverte-te, também é importante um pouco de loucura :P

Karlytus disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários..

Realmente este não é um assunto fácil de resumir, daí a minha dificuldade em parar de escrever sobre este tema.. :)

Os que me conhecem sabem que jamais deixarei de sonhar, pois está na minha natureza e eu adoro esta minha faceta.. sonho muito mais acordado do que a dormir.. Assim sempre sou eu que escolhe os cenários, actores e argumentos.. hehe

Contudo o que realmente ainda me preocupa, o que eu ainda estou à procura de mudar em mim é o facto de criar expectativas demasiado altas e a toma-las como certas, sem contar com os imprevistos da vida.. Estou a tentar viver mais o dia a dia.. pensar menos no futuro.. deixar andar, como tu disseste primo Bruno..

É um longo caminho.. e ainda bem.. espero divertir-me e ser feliz ao percorre-lo.. :)

Obrigado pelas vossas palavras..

Beijinhos e abraços pra todos..

Danni disse...

Lindinho, nunca deixes de sonhar!... e muito menos de sonhar acordado! Compreendo perfeitamente o que sentes. Revejo-me completamente no que escreveste. Não estás só na tua forma de ver a vida... como diria a nossa Mafaldinha (sei que ambos gostamos - cá está outro pormenor em comum):"em cada grito de alma
eu sou igual a ti, de cada vez que um olhar te alucina e te prende tu és igual a mim...". Jinhos doidão!!

Anónimo disse...

Pois é Blue Eyes!
Senti tudo o que escreveste...pois sinto-o e vivo-o da mesma forma!
Também sou uma sonhadora nata e sei por isso mesmo que estamos mais subjectiveis a nos desiludirmos e a sofrermos...mas faz parte!
Acreito que os Sonhos é que nos fazem ir mais além de nós mesmos, dos nossos limites...
Para Sonhar não há limites...e talvez por isso, por criarmos demasiada espectativas, sofremos e nos desiludimos com situações, pessoas...etc... mas acredito que tudo tem o seu preposito e como o velho ditado diz : Há males que vêm por bem!
Talvez para podermos dar o devido valor ao que temos, ao que alcançamos e também para algo maior que venha a aconteçer, é necessario termos que passar experências menos boas, com as quais certamente aprendemos qualquer coisa e abrimos os horizontes!
Nunca devemos nos arrepender do que fazemos...pelo contrario...eu acredito que se naquele momento, perante aquela circunstância, se disse ou fiz alguma coisa foi porque o senti e acreditei no que sentia naquele momento...se fosse hoje em dia,com os conhecimentos e a experiencia que fui adquirindo, talvez em certas circunstancias, teria feito certas coisas de outra forma...mas isso é totalmente diferente de nos arrependermos de algo que já fizemos!
Nunca nos devemos arrepender...devemos seguir o que sentimos no momento...e não deixar passar a oportunidade...temos que agarrar todas as oportunidades que nos apareçem á frente... não devemos ter medo de fazer o que sentimos, de lutar pelos nossos objectivos, ideias, sonhos...Se não de que vale a pena?
Todos nós andamos á procura do mesmo...da Felicidade, de contribuirmos para a Felicidade daqueles que mais amamos, gostamos e que nos querem bem!

A Vida é para ser Vivida e Sentida na sua plenitude, de uma forma Apaixonada!
Sim...estamos sujeitos a desilusões, a sofrer...mas faz parte...é assim que aprendemos e crescemos!
Vamos deixar de Viver, por medo?!
Acredito que são os Sonhos que nos dão alento á vida, que nos fazem ter forças para lutarmos pelos nossos ideias, que nos dão força para levantarmos, olharmos de frente e enfrentarmos todas as barreiras que possamsurgir... Devemos seguir nossa filosofia de vida. Só assim a Felicidade irá ao nosso encontro...só assim é que vamos dar conta e valor ao que temos, ao que conseguimos, ao que alcançamos...
Dando o meu exemplo...Eu nestes ultimos 2 anos, passei por muitas desilusões, sofri e chorei muito...mas nunca desisti dos meus sonhos, nunca deixei de acreditar, nunca deixei de sorrir...Apesar de ir contra várias opiniões de pessoas que me querem bem, nunca desisti daquilo que queria, daquilo que sentia...a teimosia ( que é o meu pior defeito) neste caso, foi a minha maior arma (lol)
Se eu tivesse desistido...se eu não tivesse lutado...se eu não tivesse passado por tudo o que passei, talvez não tinha nem metade daquilo que tenho hoje em dia ( não estou somente a falar de termos materiais, também, mas não é o principal ) ou talvez sim, mas certamente não teria o significado que tem hoje...orgulho-me daquilo que consegui e como consegui!
Cresci como Mulher e Ser Humano e ando em constante procura para melhorar e ser uma Mulher na sua plenitude e um Ser Humano mais humano!
Por tudo isto, acredito que devemos Sonhar, Viver e Sentir com Paixão tudo o que fazemos!

Bem!!!! Eu bem que estaria aqui uma eternidade a expôr meus pontos de vista, uma coisa puxa sempre outra ;)
Mas isto tudo é para te dizer que nunca deixes de ser tu mesmo!Sonha, Sorri, Luta, Vive a vida consuante a tua filosofia...Segue o que sentes e a Felicidade irá ao teu encontro!!!

Sweet Kisses from me
Nucha Athayde

Ana disse...

Ai, nós e as expectativas.... Com que então não tens nenhuma? De certeza? Eu tenho... depois digo-te se foi correspondida... ou não ehehheheh

Bj

Dreamer disse...

Sei que ja venho tarde..mas como mais vale tarde que nunca!! aqui deixo o meu coment:

Sonha!!nao deixes de sonhar!!
"O sonho comanda a vida" ja dizia o poeta...e porque o homem sonhou e acreditou Armstrong chegou á lua!!

o teu limite é o Céu!! Voa e chega mais alto!! quem sabe a LUA!!!
se nao voares pelo menos tiraste os pés do chão!!! (onde é que eu já ouvi isto..hehe)

vive o PRESENTE!!!
pena muita gente viver o PRESENTE de acordo com o PASSADO a pensar no FUTURO!!!
acabam por nao viver ..sobrevivem apenas...

quanto as expectativas...sabes o que aprendi na vida...nunca criar grandes expectativas...aproveitar o momento...se esse momento se prelongar!!optimo!!!


beijokas
sofia
p.s. temos de combinar um cineminha!!