quinta-feira, agosto 13, 2009

Do you eat fish ? :)


Antes de se embrenharem na leitura deste post aconselho-vos vivamente rodarem a rodinha (não encontro outra forma de dizer isto.. sorry..) do vosso rato e verem a sua extensaaaao.. se vale a pena ler? Bom, sendo completamente imparcial diria que sim.. ;)
..
..
..
“Antes de anti-ontem” quando saí do trabalho não fui logo para casa.. estava uma tarde linda, o Sol também estava quase a terminar o seu turno e conferia ao céu um azul-dourado (onde é que eu já vi esta cor?? ;)) maravilhoso!!
Ok ok.. este é suposto ser um post sério (não que os outros sejam falsos ok?) e vou tentar ser um pouco mais conciso (tentar.. mas não prometo..).
Bom, a minha querida amiga e alentejana (se tenho alguma coisa contra os alentejanos?? Pelo contrário! A ideia que tenho é que são pessoas atenciosas, afáveis e simpáticas!!) Isabel, desafiou-me a ir a uma conferência “astronómica” que se iria realizar cerca das 22:00 (o “cerca” foi introduzido por mim, pois segundo me parece hoje em dia nada começa à hora que é suposto.. o que faz com que os “atrasados” cheguem a horas.. lol e as pessoas como eu, que chegam até um pouco antes, têm que secar.. bom, isto faz com que cada vez existam menos pessoas como eu.. que chegam a horas! Enfim, sinais dos tempos..) no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa.
Ora o Karlytus, como “cabeça no ar” que é, adora tudo o que tem a ver com estrelas (ou não fosse o Sol a sua principal fonte de “azul”..) e nem precisou de pensar 3 vezes.. “- Combinado! A que horas é mesmo?” he he
Depois de me “desgraçar” na FNAC (“tropecei” no “Sexo, Drogas e Chocolate” de Paul Martin e tive que o trazer comigo.. o livro! lol É que eu adoro.. Ler!! he he) e ainda na loja Gato Preto ( dizia eu que ia ser sucinto não era?? lol) lá chegámos, há hora, ao recinto.. para meu espanto (e satisfação) a conferência ia dar-se ao ar livre e para tal tinham imensos Puffs (confortáveis até atingirmos as 2 horas na mesma posição..) espalhados pela praça.
A conferência contava com a participação de um fotógrafo da National Geographic, Brian Skerry , que deu então início à conferência.
Falou em Inglês, porém fê-lo de uma forma tão clara e loquaz que, não só não dei pelo tempo passar, cerca de uma hora, como me esqueci que a conferência era sobre astronomia! Lol
Brian é daquelas que pessoas que têm a capacidade de fazer uma multidão ficar em transe a escutá-las.. que possuem uma espécie de magnetismo.. sabem, estilo o flautista de Hamelin mas sem flauta.. quer dizer.. bom vocês perceberam.. he he he
Sobre o que é que falou? Infelizmente na maioria do tempo sobre a estupidez humana, que é mesmo como o Einstein dizia, só comparável à infinita dimensão do Universo..
Falou da pesca desmedida que está a levar imensas espécies de peixes (e não só..) à beira da extinção.. a propósito disso vale a pena dar uma vista de olhos na lista de peixes a evitar e assim contribuirmos para a adopção de uma política de peixe sustentável (o que é? bom, vejam isso aqui) pois cada um de nós pode fazer a diferença.. para tal não é preciso tornarmo-nos vegetarianos, basta estar atento e informado.. (consultem a lista vermelha.. não custa nada dar uma espreitadela e ficar a saber que peixes devemos evitar comer..)
Durante o seu discurso Brian foi-nos brindando com as suas fotografias e se umas são lindas e fazem-nos sonhar (como a que escolhi para este post.. bom mas sobre ela falarei mais adiante.. sim.. ainda têm muito pra ler.. eu avisei.. lol) outras são chocantes e fazem-me querer acordar deste pesadelo.. a realidade!
Não vou falar-vos de como caçam todos os anos aquelas focas bebés fofinhas e “peludinhas” ,porque só de me lembrar já fico mal disposto.. e o pior é que este chacino é promovido e incentivado pelo Governo Canadiano (estima-se que por ano sejam mortas 1000000 de focas..) que deveria sim ser espancado com um bastão..
Bom também não vou falar das toneladas de peixes, que são mortos e de seguida enviados de volta para o mar, “apenas” porque o que se quer apanhar são os camarões..


Nem da forma brutal como matam baleias, tubarões, golfinhos..


Quando Brian terminou eu estava extasiado e também revoltado.. enfim, o ser humano consegue mesmo ser cruel..

Posto isto foi a vez de Miguel Avillez (Presidente da Socidade Portuguesa de Astronomia ) nos falar de astronomia, que no fim de contas até era o tema da conferência não é verdade?! he he

A principal questão foi discutir a possibilidade de existir vida fora do nosso planeta.. e a coisa a principio derivou para a matemática e a questão das probabilidades.. e pelo que parece se acreditam poder ganhar o Euromilhões então muito mais deveriam acreditar em vida extra-terrestre..

Depois de assistirmos a um filme com um orçamento milionário (mas muito fixe) feito em computador, a questão mantinha-se: haverá vida para lá da nossa “Bola Azul ??”

Depois de apresentadas todas as contas e teorias a minha resposta é:

Há vida nos Oceanos!! Pelo menos por enquanto..


Bom e agora adivinhem lá quem é que fez a primeira pergunta quando começou o debate?
Pois..
o Karlytus!
Querem saber o que perguntei querem?
“-Good night! Brian, do you eat fish?”
Foi a gargalhada geral.. contudo a pergunta era pertinente.. pelo menos foi o que Brian Skerry disse.. e a julgar pela resposta acho mesmo que foi uma boa questão para iniciar o debate.. ;)

Seguiu-se uma hora de perguntas e respostas, e só vos digo que fiquei com a idéia que a "malta" de física é muito "croma"..

E agora para 20 milhões de euros a pergunta final: Quem é que colocou a última questão e a quem?

Pois é.. foi novamente o Karlytus (isto de falar na 3ª pessoa aprendi com o Jardel.. he he) e não pensem que só lá estava ele.. aquilo estava “à pinha”..

Para terminar em beleza pedi a Brian que nos contasse uma história..
uma
“Happy Ending Story”
Brian ficou ligeiramente surpreso, pois, segundo ele, normalmente as pessoas querem ouvir histórias fantásticas, excitantes, com muita adrenalina, tipo dentadas de tubarões e assim..
Sendo assim iria contar uma história que lhe tocava especialmente, a da Right Whale.. (a da fotografia deste post)
E foi assim que acabou uma noite fantástica com uma experiência inesquecível para mim..
O quê, não me digam que depois de estarem há uma hora (sim eu sei que vocês lêem rápido..) a lerem-me ainda queriam que vos contasse a história..??
Estão loucos?? he he

Talvez a conte um dia destes.. estejam atentos.. ;)
Bom, espero que este meu desabafo (mais parece um testamento não é? lol) contribua de alguma forma para mudar um pouco o rumo da vida nos nossos oceanos..

Abraços astronómicos e beijinhos oceânicos (azuis e enooooormes..) !!

14 comentários:

Buxexinhas disse...

Até já estou cansada!!! ;P O mais importante é termos em mente que se não mudarmos estilos de vida muitas espécies irão desaparecer!!! Se cada um denós fizer uma pequena coisa... juntos faremos uma grande!!! ;) Beijinhos azulinhosss

Iris Restolho disse...

E eu que adoro um sushizinho... Agora amuei, pronto!

Mas já tinha conhecimento das espécies a evitar e eu tento evitar, a sério que tento, e sempre que posso, como peixe de "quinta", ou de "aviário" se preferirem, ou de "viveiro", chamem o que quiserem. O sabor não é o mesmo, e eu como boa amante de peixe, noto logo diferença, mas é bom, é saudável e continua a ser peixe.

Se isto servir de alguma coisa, acho que já estou a fazer a minha parte, mas sei que posso fazer mais e vou tratar disso.

Fim de semana à porta!

(agora fiquei com fome)

S* disse...

Estou a ver que o Carlos é uma pessoa curiosa. Eu tenho sempre vergonha de fazer perguntas em publico. :P

Bombocaa disse...

“Sexo, Drogas e Chocolate” de Paul Martin este livro parece-me bem...

:)

Su disse...

Gostei do teu relato e da experiência que nos passaste! Retiro sobretudo a importância de uma maior consciência sobre a forma como vivemos neste nosso planeta azuli!! Eu acredito nas palavras de Gandhi!

Jinhos coloridos***

Mikas disse...

Olha eu como muito pouco peixe... gosto mais de os ver a nadar :-) beijinho grande

de Marte disse...

chama-se scroll, a rodinha.

(vá, agora vou ler o post...)

de Marte disse...

tu tens de perder essa mania de ser protagonista!! :) fazer a primeira pergunta??? e a última??

mas que coisa, pah!!!

vê se começas a deixar aqui no blog sugestões para esses eventos assim engraçados, q deve haver muitos leitores interessados neste tipo de coisa.

:)

beijnho verde-água

(q é pra n destoar muito do azuliiiiiiiiii!)

Myosotis disse...

Agora percebo o mistério em torno da segunda à noite e o "depois vou TENTAR explicar-te", é que apenas uma horinha de almoço não chegaria para me contares tudo isto :)

Adoraria conhecer o Mr. Brien, pareceu-me ser uma personagem super interessante. Quanto aos peixinhos, também já tenho conhecimento dessa lista vermelha, embora pouco uso lhe dê (tu sabes porquê!). Outra coisa que todos deveriam saber é o facto de na pesca do atum virem arrastados nas redes imensos golfinhos que acabam por morrer desnecessáriamente. A próxima lata que comprarem verifiquem se tem um selo a dizer que protege os golfinhos (embora não seja 100% fiável é melhor que nada!)

Ficamos agora todos à espera dessa Happy Ending Story :)

Boas Férias!!

**Beijinhos**

No Reino do Infinito disse...

É um assunto sério Karlytus...mas fartei-me de rir!

Só é preciso unir vontades e mentalidades, as acções surgirão depressa! Faz-me lembrar uma analogia que me contaram há imenso tempo: uma simples folha de papel, sozinha, rasga-se com extrema facilidade, no entanto tenta-se rasgar uma resma e é practicamente impossivel! A união faz mesmo a força!

Vamos lá proteger os oceanos, afinla de contas é o espelho do teu "Azuli"!!!

Beijocas de boas férias

Isabel disse...

Quem é a amiga que te leva a sítios destes, hã, hã?!! =D

Foi uma excelente noite... entre o misterioso, o maravilhoso, o estranhamente intelecto-humorístico (forma simpática de definir os crominhos... ^^), e a visualização de mundos vastos e lindos... perdi-me nas histórias, aliás, perdemo-nos... foram 3h e tal que passaram num ápice(qual velocidade da luz, eheh)!!

Enfim adorei! Saí chocada com algumas realidades, verdade, mas sensibilizada e com toneladas de energia para agir... ;)

E assim viajámos "Das profundezas dos Oceanos ao Infinito do Universo"

Beijokinhas assim das minhas que são "má lindas"!! ^^

Petra disse...

Hum adorei karlytus e vou consultar a lista que falas!
beijinhos e vê la se vens aqui contar a história!

Brown Eyes disse...

Que pena já ter passado, essa conferência deve ter sido uma experiência e tanto.

Fico comodamente à espera que contes a história ;)

BE

Brown Eyes disse...

E o Brian come peixe? Isto é importante saber. Bem e a história também da fotografia também. Não te preocupes com o tamanho do post porque assuntos importantes, contados de forma interessante é um prazer ler. Depois de ler o teu post vou passar à página da Greenpeace para completar a informação. Adoro peixe, não gosto de carne mas peixe...vamos ver que penso no fim. Beijos