sexta-feira, março 13, 2009

Inocentes em prisão perpétua.. porquê?



Ontem recebi um mail da Associação pelos animais que me deixou triste e pensativo..






O texto é perfeito e portanto optei por transcrevê-lo na íntegra..







A Realidade dos Acorrentados






"Em Portugal, são milhares e milhares os cães condenados a prisão perpétua, sem que tenham cometido nenhum crime. São mantidos acorrentados uma vida inteira: um castigo pior do que a morte para estes animais.



Por todo o país, são demasiados os cães que sofrem em silêncio. Sofrem em silêncio, porque muitas pessoas desconhecem o sofrimento dos animais acorrentados, outras pessoas não se importam e outras simplesmente não se querem “intrometer”.



Muitos animais não têm sequer um abrigo, outros dormem dentro de um bidão ou de uma casota que mal os protege da chuva e das temperaturas extremas. Sentam-se sobre a lama ou sobre o cimento gelado, muitas vezes não têm sequer água fresca à disposição e raramente têm atenção.
Quase nenhum destes cães conhece outra vida que não estar amarrado a uma corrente. Quase nenhum destes cães sabe o que é passear, o que é correr atrás de uma bola, nem muito menos o que é ser acarinhado.



Acorrentados pelo pescoço, estes animais não vivem, limitam-se a existir. Existem sem respeito, sem carinho, sem exercício, sem interacção social e, muitas vezes, sem os cuidados alimentares e higiénicos mais básicos. À medida que os dias se vão transformando em semanas, as semanas em meses e os meses em anos, a maioria destes cães deita-se, senta-se, dorme, come, bebe, urina e defeca dentro do mesmo raio de dois metros...



O Que Há de Errado em Manter um Cão Acorrentado?



Manter um cão acorrentado é o pior castigo que se lhe pode dar. Os cães são animais de matilha, são animais sociais que precisam de estar integrados numa família (animal ou humana) com a qual possam interagir. Privar um cão de interacção social e de exercício físico é algo extremamente cruel que contraria a sua natureza.



Acorrentar um animal tem um efeito muito negativo no seu temperamento, comportamento e saúde. Um cão que passe todo o dia ou a maior parte do dia preso começa a desenvolver problemas de comportamentais e temperamentais, pois o seu instinto natural de estar em grupo é suprimido.


Um cão acorrentado ou isolado apenas consegue aprender que detesta o isolamento e que detesta ter a sua liberdade e os seus movimentos restringidos, enquanto o resto do mundo (incluindo outros animais e pessoas) se podem movimentar à vontade.


Um cão acorrentado é um animal constantemente atormentado."



© 2009 Associação Pelos Animais • Alguns Direitos Reservados



Vale a pena pensar um pouco nisto verdade?


O cão não é um objecto! O cão não é só pra ter enquanto parece um ursinho de peluche! Quem quiser meter conversa com as visinhas não tem que ter um cão! O cão não é uma campaínha nem alarme!

O cão é um ser vivo e merece ser tratado como tal, respeitando os seus direitos!



Bom, agora façam favor de ir curtir o Sol e se tiverem um "4 patitas" levem-no a passear sim? É tão giro vê-los aos pulos quando dizemos a palavra mágica: "Rua"? ;)


22 comentários:

crissy disse...

Sim amigo! Tu queres é que meninas como a da foto te passem à frente com ou sem cão! Beijocas doces...

Myosotis disse...

Este texto está muito, muito bom. Há muitos anos que luto pelos direitos dos animais. Estou acostumada a ouvir todo o tipo de comentários crueis de pessoas que para além de não perceberem textos como este, não me percebem a mim por defender seres que não têm voz (ou se têm, ninguém os ouve ou ninguém os quer ouvir)!

No fundo o que peço é que o mundo seja justo também para os outros animais que, só por não pertencerem à espécie humana, são por esta injusta e arbitrariamente tiranizados, escravizados, torturados e mortos.

Tenho esperança que daqui a alguns anos (espero que não muitos) este tipo de injustiça seja vista pelo Homem como hoje vemos a escravatura, a inquisição, a cristianização... tudo erros que o Homem um dia cometeu mas que depois descobriu que estava errado e mudou.

"O grau de cultura e de civilização dum povo conhece-se pela forma como se alimenta e trata os seus próprios animais" já dizia Gandhi.

**Beijinhos**

No Reino do Infinito disse...

Deixam-me agoniada este tipo de situações, sobretudo por não saber o que se pode fazer para inverter este tipo de comportamento, sinto-me tão impotente perante estas crueldades e sim, animais somos todos nós, quem gostaria de estar permanentemente acorrentado e preso, com toda a certeza, ninguém!
A única solução seria de condenar mas julgo que apesar de todas as recriminações que se vêm e fazem sentir, existem olhos e ouvidos moucos e gente muito mal formada e cruel!
Um mundo onde reinassem os animais (irracionais, como lhes chamamos), onde nós, os racionais, estivéssemos à mercê deles e dos seus caprichos e vontades, seria uma bela vingança para alguns!
Quanto às meninas da foto, sim porque acredito que são as duas meninas, está gira sim senhora!!!!
Beijocas

Alguém disse...

os animais são seres vivos, tal como nós. Apesar de não poderem andar em duas patas e falar como nós não quer dizer que possamos ser cruéis com eles! É que nem pensar!


Beijinho

Minhoca disse...

Um cão para se meter com a vizinha???? Nunca tinha pensado nisso , acho q qnd levar o meu à rua vou aproveitar para me meter com um vizinho, ..... pensado bem..... n ha nehum vizinho q valha a pena eheheheheh

Agora a serio, tb tenho mt pena dos bichinhos q sao mal tratados tadinhos e q nem têm como se queixar ou alguem pa os defender

Sophia disse...

O teu texto deixou me bastante sensibilizada... eu adoro animais! =)
Enquanto morei em casa da minha mãe fui tendo cãezinhos... e agora que moro sozinha tenho uma gata linda! É a minha companheira de casa. =) Já não sei estar sem ela... morro de saudades e preocupações quando vou de férias...
Um dia destes faço um post dela!
Bom fim de semana, muito sol, muita alegria!

Karlytus disse...

Crissy: loool fogo.. sou assim tao transparente é? lool
brincadeirinha.. coloquei a foto pq achei engraçada..
Beijos e bom fds! :)

Karlytus disse...

Myosotis: Sim há pessoas q n veem os animais como nós e lhes faz mta confusao.. a mesma q nós sentimos em relação à visao deles.. hoje em dia qd percebo q a pessoa com quem estou a falar n tem a mm filosofia q eu em relação ao animais, calo-me ou mudo de conversa.. ;) nao vale a pena.. acabo por me chatear ou criar mau ambiente pois é um tema a q sou mto sensível..

Obrigado pelo teu comentário..

Tem um optimo fds! Beijinhos!

Karlytus disse...

Karochinha: compreendo-te e sinto o mesmo.. era bom todos sonharem com o q descreveste.. podia ser q qd acordassem alterassem alguma coisa..
sabes, o pior é q eu acho q essas pessoas n o fazem por mal.. apenas por ignorância..

Um beijinho e um fds lindo pra ti!

Karlytus disse...

Alguém: Mto bem dito! ;)

Jokas

Karlytus disse...

Minhoca: é verdade.. há quem tenha este ou aquele cão só pq está na moda.. é triste.. mas há mtos assim..

qt aos visinhos.. tens de vir morar pra Amadora.. loool

Beijitos e um fds brutal!

Karlytus disse...

Sophia: Sim faz! Eu gosto de gatos mas sou alérgico.. fico com asma.. :( por isso tenho 2 canitos.. mas de momento estao com o meu pai.. estao melhor.. teem mais espaço.. e atençao..

beijitos e um lindo fds! :)

Karlytus disse...

Sophia: Sim faz! Eu gosto de gatos mas sou alérgico.. fico com asma.. :( por isso tenho 2 canitos.. mas de momento estao com o meu pai.. estao melhor.. teem mais espaço.. e atençao..

beijitos e um lindo fds! :)

iAna disse...

realmente é uma situação muito triste.. :S

há pessoas que não tem qualquer tipo de consciência em relação aos animais..

conseguia la eu ter o meu bichinho assim..

bj
ah, e cá para estes lados tem que ser mais "vamos lá fora,vamos..?!"..!
e não consegue ficar mais tempo quieto..!

Anónimo disse...

Eu tenho 4 gatos e passeiam pela casa por onde bem entendem.. estranho é senão tiverem pendurados em algum lado..

Quem tem um animal assim, não merece o ar que respira!!

beijinhosssssss miantes ;)

Sofia disse...

:( q situação triste...

Su disse...

Já sabes bem o que sinto em relação a isso!!! Aliás, estou a pensar seriamente em fazer algum serviço de voluntariado nessa área.... seria uma forma de conseguir alertar mais algumas pessoas para o que acontece e ao mesmo tempo dar o meu carinho a animais que tanto precisam!!! O único problema será conseguir resistir e não encher a minha casa de bicharada....
Ainda em relação a cães, outro dia estava a ver um pouco de tv e vi um programa, não sei em que canal, que falava sobre fábricas de cães.... até chorei :(!!! Animais empilhados em gaiolas e em que as cadelitas não saem de lá, servindo apenas para procriação (durante anos e anos! Alguns desses animais nem sabem andar!!!), entre outras atrocidades.... um horror!!! Era uma espécie de Auschwitz canino.... enfim, tenho esperança de que um dia as pessoas abram de facto os olhos e eu, entretanto....

"Serei um cão, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional "

Bijito no teu coração e bom fim-de-semana!!!

crissy disse...

Olá Borracho! Só para dizer para passares na minha casita e ires buscar um prémio que é todo teu de direito! Jocas g'andes! Bom sol e bom fim de semana muito vermelhinho!

Ginger disse...

O grau de civilização de uma pessoa pode ser medido pela forma como trata os seus animais...

=)


kiss*

Girstie disse...

Quando se tem um animal tem de se assumir que é um compromisso para a vida e q n se pode abandonar à minima coisa. Infelizmente há muita gente que o faz. É triste.

Salto-Alto disse...

É mesmo de se ficar a pensar!

Lidia Guedes disse...

Não me fales em animais que se pudesse tinha um Zoo em casa. 3 cães, duas gatas, uns quantos pássaros, muitos peixes, um hamster, um rato siberiano,... e não há mais porque não me deixam.:p Olha preferi não ler o texto que colocaste porque reajo um cadinho mal a esses assuntos. Prefiro viver iludida. Bjo*